sexta-feira, 10 de agosto de 2007

OI...ESTE É O THE EDITORS, PRAZER!!!


O The Editors é mais uma banda que faz o som “rock cinza com alguns segundos de sol”. Essa definição de som foi criada por mim. Já que estamos tão ligados a rótulos. Mas o som do The Editors é definido por pós-punk e indie rock.

Ao ouvir banda, você sabe quais as influências dos caras. A banda faz um som que mescla Joy Division, The Smiths, Interpol, U2 e um pouco de R.E.M.

O The Editors surgiu na Inglaterra, na cidade de Birmingham. Na formação da banda estão: Tom Smith (letrista/vocalista/guitarrista), Chris Urbanowicz (guitarrista), Russ Leetch (baixista) e Ed Lay (baterista). Os membros se conheceram na cidade de Universidade de Staffordshire.

O primeiro cd da banda foi lançado em 2005, intitulado “The Back Room”. O cd é bastante dançante nos instrumentais, acordes repetidos de guitarras, baixo alto e pulsante, bateria bastante dinâmica e o vocal mono e cansado de Tom Smith. E impossível não pensar que poderia ser o Ian Curtis cantando, caso estivesse ainda vivo. O The Editors atravessa duas décadas (80 e 90).

As faixas que acho que mais destacam em “The Back Room” são: “Munich (dançante e cativante)”, ”Fall (uma daquelas baladas que você lembra olhando a rua pela janela do ônibus)”, “All Sparks” (essa música e uma mescla de U2, R.E.M e Interpol), “Finger in the Factories” (Tipo de canção que da vontade de cantar pela rua fazendo passes engraçados e convidando alguém para dançar no refraõ) e “Bullets” (a que tem mais cara de radio friendly do cd, uma música que poderia ser do U2 do final da década de 80).

Em 17 de Julho desse ano, o The Editors lançou o segundo cd, concebido com o nome de “An End has Start”. O cd supera as expectativas e passa pela aprovação do segundo cd, que muitas bandas hoje em dia não conseguem. Eu ouvi pouco o novo cd, ainda estou muito no “The Back Room”, afinal conheci a banda deve ter uns 3 meses apenas.

Finalizando, o The Editors não traz nada de novo para o rock. Mas também não faz nada feio com que usam e que já foi feito no rock. Mesmo tendo semelhanças com tantas bandas, o The Editors mostra que o rock tem ainda muito que se revisar no que já foi feito, e não precisa de tantas inovações como falam por aí. A sinceridade no som é o forte dos caras. Pois fazem rock porque gostam e não para serem autênticos.


Quem quiser conferir o som da banda, tem duas músicas aqui para download.

A duas do primeiro cd da banda. Clique em cima do nome para download.

(*)Munich

(*)Fall

******************************************************************

ATÉ MAIS PESSOAL.....

BOA NOITE E BOA SORTE.


Um comentário:

Anônimo disse...

Munich eu já ouvi antes. terá sido na obra? =P