quinta-feira, 27 de setembro de 2007

New Rave + banda

NEW RAVE

O mundo da música é carregado de rótulos que acabam carregando a forma das pessoas de determinado estilo se vestirem. Enquanto vamos sofrendo a coqueluche do emo, que por sinal parece já estar sendo erradicada, lá na gringa, a coqueluche e uma tal de “new rave”. O termo foi criado a dois anos pelo fundador da Angular Records ( gravadora que lançou o 1ª single do The Klaxons) Joe Daniel, para designar o som de bandas que misturam rock com eletrônica e que fazem referência às festas que rolavam no fim dos anos 1980, início dos 90, regradas à ecstasy e eletrônica

A mistura sonora da “new rave” ainda tem o acréscimo de apitos, palmas, assobios, sinos e qualquer outra coisa que dê um ar caótico a música.

Não confundam a “new rave” com a“new wave”. A semelhança entre esses dois estilos estão mais nas roupas de seus adeptos. O verde-limão, o cor-de-rosa, as estampas estouradas, malucas, o neón. Um novo estilo musical, que consequentemente traz uma nova moda na maneira de se vestir.

Bandas como: Shitdisco, Datarock, New young Pony Club e The klaxons são bandas que hoje estão fazendo o som “new rave”.

Bater cabeça e dançar na pista parece ser totalmente possível e “hype”.

Até quando essa moda dura???

Talvez até os meios de comunicação musical já tiverem engrandecido demais as bandas que eles relacionam com o estilo. Afinal nesse mundo de vaidades não se sabe dividir poder.


THE KLAXONS

Esse trio britânico britânico (hoje um quarteto) surgiu em 2005. Lançaram um single e participaram de diversas compilações. A banda se tornou cultuada no underground inglês. Nesse ano a banda lançou seu primeiro cd, nomeado “Mytths of the near future”. O álbum contém 11 músicas e tem letras sobre ocultismo, tendo como maior inspiração Aleister Crowley (famoso bruxo inglês e cultuado entre muitos. O Ozzy tem uma música sobre ele, “Mr. Crownley”. A mansão de Aleister na Inglaterra, hoje pertence a Jimmy Page – guitarrista do finado Led Zepellin).

O The Klaxons mescla muito bem no álbum a sonoridade “new rave”. E ainda tem uma influência do novo rock britânico (Kaiser Chiefs, Franz Ferdinandz e Artic Monkeys). Essa influência do rock britânico coloca certa melancolia na sonoridade da banda.

As canções que mais se destacam no cd são:

Two receivers” – Tem uma bateria pulsante, que lembra muito batida de dance music. Duo de vocais bem pop e melancólico. O baixo e o teclado acompanha com excelência.

“Atlantis to interzone” - Essa música e a “new rave”. Muito dance music, vocais alternando o sujo com vocais limpos. Som sirenes, guitarra e bateria punk. E possível bater cabeça e dançar.

“Golden skans” – O hit maior do cd, música extramente grudenta. Com muito tchutchuru e aaaaooooo. Excelente construção dos vocais, o refrão :

“Light touch my hand, in a dream of Golden Skans, from
now on. 
You can forget our future plans. 
Night touch my hand with the turning Golden Skans, 

From the night and the light, all plans are golden in
your hand. "

depois da primeira audição se torna aquela música que

vive na sua cabeça, e quando menos espera você a está cantarolando.

O clipe dela rola na mtv, e tem um visual bem andrógeno.
Os integrantes aparecem no inicio nus, na chuva e com uma puta pose.
Depois vão sendo vestidos com roupas cintilantes, dando a entender que são seres de outra galáxia. Link para ver o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=sAO1nadsrgQ

“Isle of her” – Canção chapada, cheia de repetições na letra e muita variação nos vocais. Som bastante industrial.

“Magick” – Outra canção chapada, com vocais sujos ao fundo e o vocal principal quase lembra Ian Curtis (joy division). Tem uma parte pop que lembra bastante a boy band. A guitarra barulhenta. Mais uma vez com a bateria pulsante como se fosse batida eletrônica.

Se você está querendo rock para dançar, “shake your bones”... É uma boa.

cd: The Klaxons: Myths of the near of future

01- Two Receivers
02- Atlantis To Interzone
03- Golden Skans
04- Totem On The Timeline
05- As Above, So Below
06- Isle of Her
07- Gravity's Rainbown
08- Forgotten Works
09- Magick
10- It's No Over Yet
11- Four Horsemen 2012

Nota: 9/10 para o cd.

Se quiser experimentar, e só baixar:

The Klaxons - Atlantis To Interzone

The Klaxons - Golden Skans

Curiosidade fútil: O guitarrista do The Klaxons, Simon Taylor, é o atual namorado de Lovefoxx, cantora do grupo brasileiro Cansei de Ser Sexy.

A banda agora está numa de odiar a moda visual da “new rave”. Talvez estejam querendo sair do rótulo, pois sempre todo rótulo musical morre. E acaba levando uma penca de bandas pro buraco. A lei da selva! Sobrevivência....

Um comentário:

Anônimo disse...

\o\ bem dançante.

legal o som hem.

mandou bem frances, pego o album hoje ainda.

e por falar em frances...

olha isso:

http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendID=60709362

veja o nome da banda. é da frança. ;D