terça-feira, 11 de setembro de 2007

Paris, Eu te amo!!!


Os dois últimos filmes que assisti no cinema foram: “Os Simpsons – O filme” e “Transformers”. Os dois filmes foram excelentes e valeu o ingresso. Mas eu estava sentindo falta de ver um filme diferente, filmes que passam no circuito alternativo e não freqüentam cinemas de shopping. E foi assim que no feriado de 7 de setembro fui assistir no circuito alternativo “Paris, Eu te amo”.

O filme tem 18 curtas que não duram mais que 10 minutos. Cada curta conta com diretores diferentes, alguns dirigidos em duplas. Alguns diretores que assinam o filme são: Bruno Podalydès, Alfonso Cuarón, Walter Salles, Daniela Thomas, Sylvain Chomet, Gérard Depardieu, Alexander Payne, Olivier Assayas, Wes Craven, Tom Tykwer e outros.

Os 18 curtas buscam mostrar a cidade de Paris (chamada de cidade luz) em sua diversidade étnica, cultural e amorosa. São histórias de amor, mas não só o amor convencional do cinema (mocinho e mocinha). Você tem além desse convencional amor, o amor materno, o amor gay, de mímicos (um dos melhores curtas do filme), a admiração por uma pessoa, discussão de divorciados, aventuras sexuais de um casal buscando novidades, o amor pelas drogas e o traficante, entre vampiros e de uma pessoa pela cidade de Paris.

Dos 18 curtas presentes no filme, apenas um curta achei que não funcionou e deu uma esfriada no filme. O curta que mais gostei é o que narra a admiração de uma pessoa por outra. Nesse curta um descendente de africanos é esfaqueado em uma rua de Paris, o atendimento é feito por uma enfermeira também descendente de africanos. Ele pede para ela um café e narra os passos que acompanhou dela. O resto vocês podem ver no filme.

Finalmente, o filme funciona melhor que qualquer programa de divulgação de turismo já criado para uma cidade. Pois ela dá destaque para o simples da cidade: as pessoas e a ruas de Paris. Uma cidade cosmopolita, mas épica, que conserva nos traçados de suas ruas e prédios um visual singular.

A fotografia e as locações do filme dão um destaque a Paris uma suavidade que nós faz achar a cidade um lugar perdido no tempo passado, presente e futuro.

Assistam, e amem Paris. Mesmo que não se tenham ido ate lá, como eu.

INFORMAÇÕES:

Paris, Eu te amo

Paris, je t'aime
França / Alemanha / Suíça, 2006 - 120 min
Romance / Drama / Comédia

Direção:

Bruno Podalydès, Alfonso Cuarón, Walter Salles, Daniela Thomas, Sylvain Chomet, Gérard Depardieu, Alexander Payne, Olivier Assayas, Wes Craven, Tom Tykwer e outros

Roteiro:

Vários

Elenco:

Gaspard Ulliel, Steve Buscemi, Catalina Sandino Moreno, Juliette Binoche, Willem Dafoe, Nick Nolte, Ludivine Sagnier, Maggie Gyllenhaal, Bob Hoskins, Natalie Portman, Elijah Wood e outros

Onde assisitir em BH:

Usiminas Belas Artes Cinema
Sala 1 - 14h20, 16h40, 19h, 21h20 -

Usina Unibanco de Cinema
Sala 1 - 14h20, 16h30, 18h50 -

Um comentário:

Anônimo disse...

também to precisando ver algo diferente. esse sábado vou passar no cine usiminas. mesmo que sozinho. =)