terça-feira, 6 de novembro de 2007

Os caras!!! parte 1

Assistia muitos filmes por causa dos atores que estavam no filme. Quantas decepções não tive. Assisti “Clube da Luta” e “Snatch” com o Brad Pitt, achei foda e quis ver mais filmes com o cara. Daí assisto “Tróia” e depois “A mexicana”, que decepção.

E tive outras experiências amargas ao percorrer os rastros de atores pelos filmes que fizeram.

Sendo assim, resolvi me orientar pelo diretor do filme. E acabei encontrando o caminho dentro do labirinto de filmes que estão por aí.

Temos alguns diretores que são muito conhecidos, como: Steven Spielberg, George Lucas, Sntaley Kubrick, Quentin Tarantino, Martin Scocerse, Clint Eastwood, Oliver Stone e Ridley Scott. Mas não existem apenas esses caras dirigindo cinema, existe excelentes diretores que não tem elencos estrelados, produto 100% hollywood e exibições em 4 salas de cinema em cada shopping.

Em uma séria de 3 post, irei apresentar para vocês três diretores que não freqüentam o circuito comercial, mas estão levando o cinema ao status de magia que deve ter!

DIRETOR 1 de 3

CHAN-WOOK PARK – O TARANTINO ASIÁTICO (Na Corea se chama no inicio pelo sobrenome, PARK CHAN-WOOK)

Chan-Wook Park nasceu em 23 de Agosto de 1963 na Coréia do Sul. Formou-se na Sogang University em Filosofia e logo se tornou crítico de cinema e assistente de direção em 1988.

Park e responsável pela ascensão do cinema sul coreano nos últimos anos. Seus filmes são construções viscerais do mundo que vivemos. Histórias cheias de reviravoltas e muito sangue, dando um certo desconforto ao espectador e gratidão. Pois Park não subestima o espectador, ele faz o óbvio ser dúbio. Seus filmes estão cheios de minutos singulares, que difere seus filmes dos demais.

A imprensa considera Park, o Tarantino asiático, devido ao uso sem pudor da violência, a presença de diálogos memoráveis, humor negro e a edição temporal (filme se passando em mais de um tempo, às vezes sem uma orientação ao espectador, deixando para algum determinado momento do filme a compreensão do tempo que se passou o momento apresentado.)

O primeiro filme a ganhar público em seu país foi "Joint Security Area" de 2000, lançado aqui com o nome de “Zona de Conflito”. Após uma noite de intenso tiro em uma ponte na fronteira da Coréia do Norte com a Coréia do Sul, onde dois soldados norte-coreanos são mortos é um terceiro fica ferido. E dois soldados sul-coreanos são os principais suspeitos pelo ocorrido, assim abalando a “paz” entre os dois países. A Onu começa a investigar o caso, é a verdade não parece ser tão obvia.

Em "Joint Security Area" a edição do filme não é cronológica. Os fatos são apresentados como se fossem um quebra-cabeça. Fazendo o espectador um investigador do fato ocorrido.

Mas a confirmação do talento de Park e sucesso no mundo, veio com a trilogia de filmes sobre vingança. Mais precisamente com o segundo filme da trilogia, “Oldboy”. Na trilogia, a vingança é o principal do filme, ela é movida em cada filme por combustíveis diferentes. Em cada filme a personagem se vê no limite e tendo a vingança como último objetivo ou catarse de seus sentimentos. Nessa trilogia é possível perceber a mudança que “Pulp Fiction” de Tarantino, trouxe para o cinema.


As três caras da vingança de Park:

Sympathy For Mr. Vengeance


Traduzamos o título, então: "Simpatia pelo Sr. Vingança", que resume o filme por completo. Ryu é um jovem surdo-mudo que acaba de ser despedido. Ele mora com a irmã, que necessita urgentemente de um transplante de rim. Sem dinheiro e sem saída, ela sugere que ambos seqüestrem a filha de 5 anos de idade do patrão, aparentemente um agiota frio e calculista. Ponderante, Ryu vai cedendo à idéia até que finalmente realizam o plano.



Old boy

A história começa quando o personagem Oh Dae-su é seqüestrado e confinado numa prisão particular, sem que lhe seja dada justificativa alguma sobre o ato.

A clausura se estende por nada menos do que 15 anos, durante os quais, o personagem fica sozinho, num quarto com banheiro, tendo apenas uma TV para lhe manter em contato com as mudanças no mundo exterior. O quarto é impregnado regularmente por um gás sonífero, que precede a entrada dos seqüestradores, que assim limpam o local, cortam-lhe o cabelo ou costuram seus constantes ferimentos, sem que o prisioneiro troque quaisquer palavras com outros humanos. Sua única companhia é a TV.

Depois da libertação, Dae-su concentra-se exclusivamente na vingança. Quer descobrir quem o prendeu e o porquê. Mas a tarefa não é fácil; tem de se adaptar a 15 anos de “solitária” e ainda por cima é suspeito de um homicídio cometido durante o cativeiro. Mi-do, uma cozinheira de sushi de mãos frias vai ajudá-lo a procurar uma resposta para a pergunta que não lhe sai da mente: por que?



"Sympathy For Lady Vengeance"(Lady Vingança)

A jovem de 19 anos Lee Geum-Já é condenada a 13 anos de prisão pela morte de uma criança. Após cumprir a pena por um crime cometido pelo namorado, ela descobre que este a traía e sai da cadeia para concretizar sua vingança.


****************************************************

Então, corra até a locadora mais cult perto da sua casa, procure nos premiados ou nos denominados cult. Oldboy você deve achar mais fácil, junto com os de ação. Afinal é o filme mais popular de Park. Inclusive foi o primeiro filme que assisti dele.

P.S

A imprensa americana fez uma ligação perigosa, entre o massacre que aconteceu no inicio do ano em um campus de Faculdade na Vriginia (EUA), com o filme “Oldboy”.Pois em duas fotos, o assassino Cho Seung-hui, sul –coreano de 23 anos posa imitando cenas de “Oldboy”.

Acho bem porco creditar a culpa dessas tragédias em filmes, músicas e games. A sociedade se adoece no seu núcleo, a convivência entre pessoas. A falta de estrutura familiar, padrões de comportamento e estética e xenofobias é o que causam isso. Eles já existiam antes dos filmes, das músicas e dos games que dizem por aí influenciar jovens.

Um comentário:

Anônimo disse...

pois é. idiota existe desde sempre.

culpar o mundo ao redor, por fazer as suas cagadas. tsc.

não sabia que o asian aí tinha mais filmes.

em locadora acho dificil, mas quem sabe na net? ;D

francês pode escrever a coluna de cine no tráfico. aeiuheaiheaiu